Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Asatrú (Vanatrú)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Asatrú (Vanatrú) em Dom Fev 01, 2015 9:11 pm

Asatrú significa "Fé nos Aesir", sendo também por vezes chamada de Asatrú Vanatrú, Heathenry ou Paganismo Nórdico.

Esta religião tem três aspectos que são os mais importantes.

O código de conduta - as nove virtudes
As 9 virtudes são:
1) A coragem - Enfrentar os nossos medos e os nossos limites.
2) A verdade - Manter-mo-nos honestos não só com os outros mas com nós mesmos. Viver a realidade e não uma fantasia.
3) A honra - Consciência do nosso próprio valor e cumprir a nossa palavra. Tomar acções sabendo de todas as possíveis consequências (boas ou más) e assumi-las.
4) A fidelidade - Manter-se fiel não só ao namorado/namorada, mas como aos amigos, aos Deuses, à família e aos compromissos.
5) A disciplina - Dar valor às coisas boas da vida, mas com equilíbrio. Tudo em demasia irá apenas causar problemas.
6) A hospitalidade - Compaixão
7) A independência - Não ser um peso para a família nem para os outros. Ser independente e tomar conta de si próprio. Não afectar os outros com os nossos problemas.
8. A laboriosidade - Trabalhar para o nosso bem e para o do kin.
9) A perseverança - Não desistir quando confrontado com desafios ou períodos mais conturbados.
Estas nove virtudes completam-se e cada um pode interpretar de forma pessoal. Esta foi a minha interpretação ainda pouco elaborada.

A família e a comunidade - o kin e os antepassados
Tudo o que somos devemos-o à nossa comunidade: a família, amigos e também aos nossos antepassados. Foram eles que construíram as bases do que temos hoje, e quando não temos onde nos refugiar, o kin irá sempre nos acolher. O kin é um foco principal do Asatrú - o kin ajuda a crescer, apoia, suporta, ensina; com ele choramos, festejamos e partilhamos. Juntos construímos e é neles que confiamos. Para muitos isto será a família, para outros os amigos. Um kin pode ser composto apenas por Asatruars, ou não. Por exemplo, actualmente o meu kin é católico, mas à medida que novas pessoas irão juntar-se à minha família (por exemplo um marido, filhos, ou amigos extremamente próximos) tornarão se também parte do meu kin. Isto poderá incluir ateus, pagãos de outros caminhos ou Asatruars -  o que quero dizer é que o kin é algo independente da religião, é uma noção de comunidade; o kin são as pessoas que nos apoiam independentemente das suas religiões.

Os Deuses
O Asatrú é uma religião politeísta com Deuses de ambos os sexos. Não tem a noção wicca de que o masculino e o feminino se completam. Aqui homens e mulheres tem igualdade, e ambos tem importância, mas não é um princípio definido como Deus e Deusa wicca. Também não temos Deusa Tríplice (apesar de termos nornas, que são três mulheres que tecem o Wyrd - uma representa o passado, uma o presente e uma o futuro).
Um conceito importante no Asatrú é que os Deuses não são seres que devemos venerar, mas sim respeitar. Não rezamos e pedimos milagres, nem realizamos rituais mágicos com a ideia de sermos nós a alterarmos as energias por nossa força de vontade, mas sim trabalhamos em conjunto com os Deuses, oferecendo algo em troca do que eles nos dão.
Esta troca pode acontecer na forma de Blót (um ritual de sacrifício em que se oferece vinho, comido ou algum objecto) em troca de saúde, prosperidade, amor, ou o que for necessário.

Eu pessoalmente pedi muita ajuda aos Deuses e em troca criei um forum para divulgar o paganismo nórdico e unir todos os Asatruars de Portugal. Essa é a minha oferenda para os Deuses!

Portanto fiquem à vontade de visitar e vos inscrever, e claro participar, se for do vosso interesse Wink

Asatrú Portugal: Forum



Última edição por greenlove92 em Ter Fev 03, 2015 11:45 am, editado 1 vez(es)


_________________
-Diana.

Paganismo Livre: Paz, Luz e Amor
Ver perfil do usuário http://paganismolivre.blogspot.pt

2 Re: Asatrú (Vanatrú) em Seg Fev 02, 2015 1:57 am

Convidado


Convidado
Que lindo (oldperv61)

3 Re: Asatrú (Vanatrú) em Seg Fev 02, 2015 12:18 pm

É, não é?? *-* Tão nobre Very Happy


_________________
-Diana.

Paganismo Livre: Paz, Luz e Amor
Ver perfil do usuário http://paganismolivre.blogspot.pt

4 Re: Asatrú (Vanatrú) em Seg Fev 02, 2015 1:57 pm

LOL sim, mas lembrou-me o porquê de não seguir essa vertente. Acho demasiado rijo lol. Eu tenho muitas áreas cinzentas Very Happy


_________________
http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/
Sê a mudança que queres ver no mundo!
Ver perfil do usuário http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

5 Re: Asatrú (Vanatrú) em Ter Fev 03, 2015 11:56 am

De facto Sailor Moon, não é para todos, daí existir tantas vertentes de paganismo, há caminhos para todos :p Eu comecei, como sabes, por me focar no convívio com a Freyja e só mais recentemente é que me debrucei na religião e nos seus princípios, e acho que são um pouco rijos em certos aspectos (não estou habituada!!! XD), mas na verdade é o que pretendo e estão de acordo comigo, apenas não percebia bem estes princípios quando era mais nova XD Agora já os percebo e vejo a sua nobreza e o valor nestas virtudes Smile
Ainda por cima o forum já ganhou um momentum e já conheci pessoas fantásticas que seguem esta religião, e é maravilhoso ver que nem todos os Asatruars são pessoas do estilo militares/justiceiros que era a opinião que me tinha ficado (e outra razão pela qual não tinha "mergulhado" no Asatrú mais cedo)


_________________
-Diana.

Paganismo Livre: Paz, Luz e Amor
Ver perfil do usuário http://paganismolivre.blogspot.pt

6 Re: Asatrú (Vanatrú) em Qua Fev 04, 2015 1:46 am

Convidado


Convidado
Não tenho a mínima noção sobre o tema, mas acredito que talvez só seja tão "rijo" lol, porque hoje me dia existes muitos conflitos e desequilíbrios, muitas opiniões e possíveis caminhos, muita "agitação mental" que fica difícil controlar até nos mesmos e a nossa mente para conseguir até simplesmente ter a capacidade de observar , pois sem observar e ter consciência daquilo que expressamos não conseguimos melhorar, e claro não temos muito controlo sobre a situação. Acabamos por reagir por impulsos e instintos que normalmente não dão um resultado muito positivo.
Mais uma vez estou a falar assim em geral XD

7 Re: Asatrú (Vanatrú) em Qua Fev 04, 2015 2:28 pm

Tens a tua razão Galaico :p Muito do que fazemos é por impulso. A sociedade tem tornado mais complicado para as pessoas entenderam o significado da vida e o seu propósito. Cada vez nos afastamos mais do autocontrole e auto-conhecimento por nos focarmos muito no conceito de prazer. Se é bom, faço muito. Se não me apetece, não faço. Essa é uma mentalidade comum que faz as pessoas desequilibrarem-se.
Por outro lado desde que sejam felizes e não façam mal a ninguém estão à vontade, cada um sabe de si.


_________________
-Diana.

Paganismo Livre: Paz, Luz e Amor
Ver perfil do usuário http://paganismolivre.blogspot.pt

8 Re: Asatrú (Vanatrú) em Dom Fev 08, 2015 6:45 pm

Convidado


Convidado
Very Happy , Achei lindo o que disseste Very Happy , acho que conseguiste perceber o meu ponto de vista Smile , eu que me acho um excluído e um eterno incompreendido , e acabo por deixar cada um ter a sua interpretação mesmo que esteja muito diferente do que queria dizer. Mas verdade seja dita, que sou muito mau a comunicar XD, e ainda por cima passei por fases que as minhas ideias andavam meias desnorteadas, larguei a minha personalidade ao vento...
enfim tretas XD, tenho de deixar destas coisa XD, foi tudo uma fase que foi muito importante para mim, existe sempre um caminho a trilhar e a gente vai aprendendo, enfim Felizmente e sempre para melhor Very Happy

9 Re: Asatrú (Vanatrú) em Qua Fev 18, 2015 1:28 pm

Por vezes não conseguimos comunicar como queremos e, mesmo sem perguntarmos, encontramos aquela resposta que tanto procuramos na religião! Espero que esta religião responda a muitas dúvidas das pessoas!!!


_________________
A positividade é vencedora! Negatividade enfraquecedora! Sou jovem, dinâmica e jogo na roleta!
Ver perfil do usuário

10 Re: Asatrú (Vanatrú) em Sex Fev 27, 2015 3:28 pm

Gostei muito do teu tópico e achei extremamente esclarecedor Very Happy Só tinha uma imagem muitooo vaga do paganismo nórdico e assim fiquei a perceber melhor. Na realidade, nunca me identifiquei com o panteão em si, apesar de subscrever os princípios, acho que até são bastante "universais", sem serem rígidos por aí além. São daquelas coisas que, independentemente da religião de cada um, deveriam ser seguidas no quotidiano. A parte no respeitar e não venerar, também julgo ser transversal a outras religiões/vertentes, como a Wicca e o Druidismo. Aliás, acho que o venerar e pedir coisas em orações é quase exclusivamente típico do Cristianismo, sem querer ofender ninguém.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum