Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Remédios naturais para aliviar as picadas de insectos

Novo Tópico  Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Olá a todos Very Happy

Trago-vos algo que encontrei nas Internets que talvez vos seja útil, tendo em conta que estamos na época da mosquitagem. Deixo aqui remédios naturais para aliviar as picadas dos malvados XD

Casca de banana
Utilizar a casca da banana como remédio natural contra as picadas de mosquitos é uma alternativa sustentável de aproveitamento em totalidade da fruta. Assim, o resíduo pode substituir com bastante eficiência as pomadas e cremes específicos, basta esfregar a parte interna da casca na área atingida pelos insetos – em alguns minutos, a picada vai desinchar, diminuindo, também, o incômodo. Além disso, a casca de banana é eficiente para estancar sangramentos e ajudar na cicatrização de feridas.

Manjericão
Engana-se quem pensa que a erva aromática tem apenas importância na cozinha, pois o óleo extraído do manjericão alivia a alergia causada no local das picadas de insetos. Para preparar o remédio natural, basta amassar as folhas até extrair o líquido de cor escura que elas reservam. Isso porque a substância aromática contém cânfora e timol, duas propriedades utilizadas para aliviar a coceira.

Mel
Composto por substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, o mel trata o incômodo causado pelas picadas e traz vários benefícios para o corpo. Assim, basta passar um pouco do produto natural na picada para diminuir a irritação. Além disso, a consistência do mel dificulta que as pessoas cocem o local, contribuindo para desinchar a derme mais rápido.

Gelo
Uma compressa de água gelada ou de pedras de gelo consegue aliviar não só a coceira causada pelos mosquitos, mas também a dor que resulta da picada de outros insetos, como abelhas e formigas. Isso porque as fibras nervosas da pele “congelam”, contribuindo para que a pessoa não sinta mais os incômodos trazidos pelos insetos. No entanto, na hora de fazer compressas, é preciso ficar atento e nunca optar pela água quente, pois, após a sua aplicação, as altas temperaturas fazem com que o organismo volte a produzir histamina, substância responsável pela resposta alérgica do corpo.

Leite e água
Aplicar leite misturado com água nas picadas é uma maneira simples de reduzir não apenas a dor e a coceira, mas também o inchaço e a inflamação que ocorre no local atingido (caso a pessoa não tenha alergia à lactose). O remédio natural é preparado, de preferência, com os dois ingredientes bem gelados, em quantidades iguais. Depois de ficar pronta, a mistura deve ser aplicada na pele com um pedaço de tecido, reduzindo os incômodos trazidos pelos insetos em pouco tempo. A mistura também pode ser aplicada nas queimaduras causadas pelo sol.

Vinagre
A acidez do vinagre ajuda a parar a coceira provocada pelas picadas de inseto. Para amenizar o incômodo, basta diluir duas ou três xícaras de vinagre em um litro de água quente e passar sobre as picadas. Se preferir, coloque algumas gotas de vinagre em um algodão e passe diretamente no local.

Bicarbonato de sódio
O bicarbonato é um composto alcalino que ajuda a neutralizar o pH da pele, contendo a inflamação, e consequentemente, aliviando a dor.

Aloe vera
Além de provocar a sensação de frescor na pele queimada pelo sol, os produtos que contém aloe vera ajudam a tratar as picadas de inseto e aliviam os sintomas de coceira e inchaço.

Limão e lima
Têm ação antibactericida, anti-microbiológica e anti coceira. Tanto os sucos quanto as cascas combatem diversos tipos de bactérias, e por isso, também funcionam no tratamento da inflamação provocada pelas picadas de insetos. O único cuidado deve ser com a exposição da pele ao sol, que pode provocar manchas e até queimaduras. Por isso, é recomendável que se use apenas remédios com a composição de citrinos, em vez de aplicar o sumo de limão diretamente sobre a pele.

Óleo de lavanda: Ele controla o inchaço e a coceira causados por picadas. Assim que acontecer a picada, pingue duas gotas de óleo de lavanda sobre o local.



Fontes
http://ciclovivo.com.br/noticia/conheca-remedios-naturais-para-aliviar-picadas-de-insetos
http://www.pormulher.com/remedios-naturais-para-aliviar-picadas-de-insetos/

http://www.universojatoba.com.br/bem-estar/saude/receitas-que-aliviam-sintomas-de-picadas-de-insetos



E mais alguns métodos nestas páginas:
http://www.huffingtonpost.com/2012/06/20/natural-mosquito-bite-treatment_n_1610186.html

http://www.saudedicas.com.br/remedios-caseiros/10-remedios-caseiros-contra-picadas-de-insetos-0511422

http://www.remedio-caseiro.com/tratamento-caseiro-para-picadas-de-insetos/

http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/afaste-os-mosquitos-das-suas-ferias-conheca-solucoes-naturais/ (este ensina inclusivamente a fazer um repelente natural)

Ver perfil do usuário http://emonika.blogs.sapo.pt
E estes "remédios/receitas" não podem ser prejudiciais para a nossa vida?


_________________
A positividade é vencedora! Negatividade enfraquecedora! Sou jovem, dinâmica e jogo na roleta!
Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Novo Tópico  Responder ao tópico

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum