Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Couve, o bife vegetal

Novo Tópico  Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Couve, o bife vegetal em Qua Ago 14, 2013 5:44 pm

Mais uma maravilhoso e-mail que eu recebi hoje, desta vez sobre as couves. Dá que pensar:

"A couve está sendo chamada de bife vegetal pelo seu poder, mesmo grandioso, de nutrição. Comparada com outras verduras, está num patamar muito superior quando o tema são proteínas. Em tempos de revolução “verde”, onde ambientalistas defendem a redução da criação de animais (já que este seguimento da agro-indústria é tido como um dos maiores contribuintes para o aquecimento global), onde é cada vez maior o número de vegetarianos, e também dos defensores de uma alimentação mais saudável, há alimentos que estão recebendo o título de “futurefood”, ou a comida do futuro. Causa disso, as investigações científicas vêm centrando-se em descobrir quais são os vegetais que podem suprir a alimentação do ser humano de uma maneira mais completa, principalmente em proteínas. Como resultado, a couve já é chamada de bife verde. Além de ser totalmente capaz de suprir o organismo com as proteínas necessárias, contém um arsenal de nutrientes, que são fundamentais para a manutenção da saúde.

Nutrição completa

Inflamações como artrite, doença cardíaca, entre outras condições auto-imunes, estão associadas ao consumo de produtos animais. A couve, assim, é uma excelente alternativa, não só para substituir o consumo de carne (para os vegetarianos), como para que o organismo não sofra deficiência de proteínas (para aqueles que querem descansar o corpo do bife diário). Sendo um dos principais alimentos anti-inflamatórios no reino vegetal, é potencialmente indicada para prevenir, e até mesmo reverter essas doenças.

Por cada caloria, uma folha de couve possui mais ferro que um bife, e mais cálcio que o leite. Contêm grande riqueza em fibra, que é um macronutriente (leia-se que é uma necessidade diária do corpo humano). Quantidade insuficiente de fibras é uma das principais causas de desordens no aparato digestivo. Alimentos ricos em proteína animal, como a carne, possuem pouca, ou quase nenhuma fibra. Já uma porção média de couve garante 5% da ingestão diária recomendada.


Se um pedaço de carne, normalmente, o que fornece são gorduras saturadas, a couve é rica em Ácidos Graxos Ômega 3, onde a porção média contém 121 miligramas de Ômega 3 e também Ômega 6. É rica em carotenóides e flavonóides, que são antioxidantes.

Os defensores do desenvolvimento sustentável do planeta, e os adeptos da comida saudável e orgânica, apontam outro motivo para que a couve substitua a carne: Couve cresce com facilidade em quase todos os tipos de clima, o cultivo é relativamente simples, seja numa fazenda, seja em casa. Por outro lado, para que se produza 1 quilo de carne bovina são necessários 16 quilos de grãos, 11 vezes mais a utilização de combustível fóssil, e cerca de 2.400 litros de água. Se apesar desta enorme diferença no custo de produção, e de todos os benefícios nutricionais, seu cérebro está achando difícil construir a imagem mental de um churrasco de couve, calma. Enquanto a realidade do planeta permitir que as “futurefood” não sejam obrigação, basta apenas incrementar o consumo deste vegetal, pelo menos para primar pela saúde."


_________________
http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/
Sê a mudança que queres ver no mundo!
Ver perfil do usuário http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

2 Re: Couve, o bife vegetal em Sex Ago 16, 2013 12:06 am

muito interessante

Ver perfil do usuário

3 Re: Couve, o bife vegetal em Sab Ago 17, 2013 12:31 pm

Sem duvida muito interessante tenho de começar a comer mais couve ahah

Ver perfil do usuário

4 Re: Couve, o bife vegetal em Seg Ago 19, 2013 9:40 am

Uma boa razão para nos levar a comer couves XD Tenho de passar a gostar mais dessa verdura lol

Ver perfil do usuário

5 Re: Couve, o bife vegetal em Sex Ago 30, 2013 2:48 pm

Beeemm. Fiquei sem palavras, ainda bem que gosto de couves. Lá em casa come-se todas as semanas.


_________________
A positividade é vencedora! Negatividade enfraquecedora! Sou jovem, dinâmica e jogo na roleta!
Ver perfil do usuário

6 Re: Couve, o bife vegetal em Sex Ago 30, 2013 6:51 pm

Também gosto imenso de couves e agora mais um motivo para comer mais vezes.

@Kwannon o que costumo fazer com vegetais que não gosto tanto é misturá-los com arroz ou massa. Por exemplo faço muita vez arroz de couves, mesmo gostando de couves simples.
Antes também não gostava de brócolos, fazia-me diferença aquelas bolinhas. Agora faço massa fusili com brócolos e já consigo comer na boa.


_________________
http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/
Sê a mudança que queres ver no mundo!
Ver perfil do usuário http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

7 Re: Couve, o bife vegetal em Sex Set 06, 2013 10:08 am

Eu couve também costumo fazer no arroz Very Happy ou então na sopa. Bróculos curiosamente gosto deles simples e cozidos, só com um fiozinho de azeite. Noutro dia meti bróculos na sopa e o bebé cá dentro não deve ter gostado nada porque logo a seguir veio tudo para fora --'

Ver perfil do usuário

8 Re: Couve, o bife vegetal em Dom Out 06, 2013 9:49 pm

Aredhel

avatar
Admin
Admin
Couves é lindo! Bora comer caldo verde mais vezes!


_________________


Meow!
Ver perfil do usuário

9 Re: Couve, o bife vegetal em Seg Out 28, 2013 12:07 pm

Já tinha ouvido falar do conceito de "futurefood" mas não sabia do poder das couves!! Muito bom, eu já comia quase todas as semanas, mas vou reforçar nos pratos la de casa.


_________________
A positividade é vencedora! Negatividade enfraquecedora! Sou jovem, dinâmica e jogo na roleta!
Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Novo Tópico  Responder ao tópico

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum