Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Outras Formas de Magia - Magia Popular

Novo Tópico  Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Outras Formas de Magia - Magia Popular em Ter Abr 23, 2013 11:27 am

Neste tópico, apesar de também ser uma transcrição de um livro, vou cortar algumas partes (principalmente sobre a evolução histórica da magia), para não ficar demasiado extenso.

Magia Popular – A Magia do Povo

A magia popular nasceu numa época de admiração. Dezenas de milhares de anos atrás, a natureza era uma força misteriosa. Pontos luminosos pairavam nos céus muito acima das nossas cabeças. Forças invisíveis eriçavam os cabelos e iniciavam tempestades de areia. Água caía dos céus. Forças poderosas, inconcebíveis para aqueles antigos humanos, enviavam raios de luz a partir das nuvens, consumindo árvores em labaredas incontroláveis. Milagrosamente, as mulheres geravam crianças. O sangue era sagrado. Os alimentos eram sagrados. A água, a Terra, as plantas, os animais, o vento e tudo o mais que existia era imbuído de poderes.
A magia, assim como as religiões e as ciências, surgiram dos atos dos primeiros humanos que tentavam compreender, contatar e assumir algum controle sobre essas forças. Esses povos antigos eram diferentes de nós. Viviam na natureza e com a natureza, dependendo dela para tirar o seu sustento. Livres de qualquer doutrina materialista, as suas mentes primitivas exploravam o mundo e descobriam um indescritível algo presente em todos os objectos e seres.
Os poderes aparentemente em acção sobre os seres humanos possuíam uma incrível diversidade. Um homem de grande bondade irradiava energia diferente da de outro inclinado à violência. Consequentemente, os rituais foram desenvolvidos como um meio de contatar e utilizar a energia presente nos humanos, bem como as do mundo natural. Esse passo assinalou o surgimento da magia e da religião.
A magia popular lentamente desenvolveu-se num método de se utilizar objectos naturais de modo ritual para fins específicos e necessários, como protecção, fertilidade, partos seguros e caças bem sucedidas. A certa altura, as energias humanas foram introduzidas na magia popular. Rituais complexos desenvolveram-se como meio de integrar o mago à energia do objecto.
Todos os sistemas demagia e de religiões evoluíram a partir dessas antigas práticas. A magia tribal, assim como os rituais religiosos grupais, indubitavelmente surgiram da magia popular, mas a magia individual sobreviveu.
A magia popular não é “obra do demónio”. Não é Satanismo. Não envolve sacrifícios de seres vivos. Não consiste em conversas com espíritos ou elos com demónios. Não é obscura, perigosa, maligna ou sobrenatural. A magia popular não é anti-cristã, anti-religião ou anti qualquer coisa. A magia popular é a favor da vida, do amor, da cura. É um instrumento com o qual as pessoas transformam as suas vidas. É uma relação com a Terra. Assim, a magia popular constitui a maior parte das práticas de magia antiga e moderna praticadas por pessoas para melhorar as suas vidas. Livres de crenças sociais e restrições religiosas, os magos populares moldam os seus próprios destinos através de rituais imemoriais.

Ver perfil do usuário

2 Re: Outras Formas de Magia - Magia Popular em Ter Abr 23, 2013 1:56 pm

Obrigada pelo texto! está bem interessante!
principalmente gostei do último parágrafo, que realmente realça aquilo que toda a gente devia entender sobre estas coisas... infelizmente ainda há muitos que não entendem...
além disso acho que toda a gente devia refletir nestas orígens da magia, pois apesar das religiões e da ciência terem deturpado muito do conceito original, podemos perfeitamente conciliar todas essas coisas, como é referido "A magia popular não é anti-cristã, anti-religião ou anti qualquer coisa. "
no fundo, acho que é algo que devia estar na nossa essência, na nossa natureza, mas infelizmente o Homem de hoje em dia ignorou estas coisas...
no entanto penso que isso poderá mudar e que realmente vamos chegar a um ponto em que vai ser mesmo uma necessidade voltar a olhar para as coisas dessa maneira, respeitando acima de tudo. só é pena ser por necessidade é não por vontade espontânea, mas já é melhor que nada! só espero que se isso acontecer não tenhamos já ido longe demais...

Ver perfil do usuário

3 Re: Outras Formas de Magia - Magia Popular em Ter Abr 23, 2013 3:47 pm

Tenho muitas vezes esse receio também Foxglove, mas pelo menos nós vamos fazendo o que está ao nosso alcance. Se todos fizermos isso, aos poucos a mudança vai-se operando Wink

Ver perfil do usuário

4 Re: Outras Formas de Magia - Magia Popular em Ter Abr 23, 2013 5:07 pm

Gostei do texto, embora eu seja um pouco anti-cristão, sofri demasiado na "Igreja" para não o ser.... mas gostava de não o ser, acreditem, e tento mudar isso todos os dias

Ver perfil do usuário

5 Re: Outras Formas de Magia - Magia Popular em Ter Abr 23, 2013 5:28 pm

dadsani, porque és anti-cristão? se não te importares de contrar claro!
eu não sou anti-cristã, mas sim contra as pessoas que deturparam a religião, contra os que são fanáticos e contra os cristãos que se dizem tão puros e tão sem pecados mas só porque fazem as coisas mas depois como rezam o que o padre manda ou pagam ao padre já acham que está tudo bem...
não sou contra a religião em si, pois a mensagem de cristo não é má, o que é mau foi como certas pessoas a interpretam e a seguem... e também não gosto da vertente evangelizadora (não sei se a palavra existe lol) que grande parte dos cristãos têm de acharem que têm de nos arrastar à força para a religião deles...
na minha família todos são cristãos, menos o meu pai acho eu, que é mais para o agnóstico/ateu... mas quando nasci fui baptizada e tive que ir à catequese e isso tudo, mas nunca sofri propriamente com isso... talvez porque, apesar de assumir que não sou católica, também nunca assumi nenhuma outra religião...
mas gostaria de saber a tua experiência, porque dizes que sofreste demasiado, claro, se tu quiseres contar obviamente!

Ver perfil do usuário

6 Re: Outras Formas de Magia - Magia Popular em Ter Abr 23, 2013 5:39 pm

Sou anti-cristão por 3 razões:
Fui obrigado a saber a ler e decorar a biblia toda (até gostava de apocalipse XD isso deu-me a alcunha do Sr.Apocalipse, e sempre que no grupo familiar ou grupo de jovens era para se falar disso era eu que falava...)

Tive de ir obrigado á igreja durante oito anos, e ia todos os dias menos ao sabado...

Para quem já tenha lido a biblia, sabe que deus abomina homosexualidade, isso constata-se muito bem na parte que deus destroi Sodoma e Gomorra com fogo e diluvio por haver prostitutas e gays lá, e tambem em Leviticos 18.22 (“Não te deites com homem, como se fosse uma mulher, é abominação.” ), e eu como bissexual, não me posso considerar cristão sendo discriminado, seria a mais dura hipocresia

Ver perfil do usuário

7 Re: Outras Formas de Magia - Magia Popular em Ter Abr 23, 2013 5:56 pm

sim tens razão! eu não conheço a bíblia, nunca li, só ouvi aquelas partes que os padres lêem nos casamentos ou funerais lol
mas sim, agora que falaste nisso lembrei-me que existe essa passagem pois há uns tempos vi um documentário sobre uma família americana que pertence à Westboro Baptist Church, que são basicamente cristãos que seguem à letra a bíblia e odeiam tudo e todos... então vão para os funerais dos soldados americanos com cartazes e a cantar coisas como "graças a deus pelos soldados mortos" "deus odeia os gays" e por aí fora... porque eles dizem que como a américa é um pais que aceita o casamento gay e como os soldados americanos estão a lutar pela américa, dizem que querem que eles morram... enfim aquilo não tem logica nenhuma e são tão ridículos que até mete impressão... mas à conta disso fiquei a saber dessa parte da bíblia...
mas na minha opinião a biblia não é mais do que um livro escrito por homens... as pessoas é que fizeram a religião assim... por exemplo, duvido que Jesus odiasse os homossexuais... mas isso é a minha opinião...

Ver perfil do usuário

8 Re: Outras Formas de Magia - Magia Popular em Seg Maio 20, 2013 3:28 pm

Gostei muito do texto e dos comentários! Bons pontos de vista!! Very Happy

9 Re: Outras Formas de Magia - Magia Popular em Seg Jun 03, 2013 2:54 pm

a biblia foi escrita por homens mas intuidos por não-homens. depois vem a interpretação dos homens mediante a necessidade.

Ver perfil do usuário http://www.alquimistadoscristais.org

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Novo Tópico  Responder ao tópico

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum