Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Outras Formas de Magia - Magia Cerimonial

Novo Tópico  Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Outras Formas de Magia - Magia Cerimonial em Ter Abr 23, 2013 10:59 am

A pedido do dadsani, trago-vos um tópico um pouco diferente Smile A fonte é o livro “A Verdade sobre a Bruxaria Moderna”. Vou separar os vários tipos por diferentes tópicos, apesar de estarem sob a alçada de “Outras Formas de Magia”.

OUTRAS FORMAS DE MAGIA

Magia Cerimonial

A magia cerimonial (ou ritual) é um sistema contemporâneo embasado sobre tradições antigas e relativamente recentes. Baseia-se na magia suméria, egípcia, indiana e semita, com influências do pensamento árabe e, posteriormente, cristão. A maçonaria também contribuiu para a sua atual estrutura, assim como as sociedades secretas tão populares na Grã-Bretanha e por toda a Europa nos séculos XVIII e XIX.
Ao contrário do que reza a opinião popular, os magos cerimoniais não têm nada a ver com a destruição de demónios ou o furto de anéis mágicos de espíritos monstruosos com cabeças de mosca. Não possuem tapetes mágicos ou vivem em cavernas, e certamente não encravam espadas nos corpos de vítimas, nem mesmo têm diabretes como companheiros. Mais importante ainda, eles não têm nenhuma conexão com a Bruxaria, a não ser nas mentes dos leigos.
As estruturas rituais, a terminologia e os objectivos dos magos cerimoniais são geralmente – mas não sempre – concentrados na união com o divino, com a perfeição e a expansão da consciência. Ou, como descrito normalmente, “a ciência de e a conversa com o anjo da guarda de um mago”.
Um objectivo espiritual grandioso, não? E indica uma das diferenças básicas entre a magia cerimonial e a magia popular. Ao contrário desta última, os magos rituais normalmente não se preocupam com os objectivos do mago popular: amor, cura, dinheiro, felicidade e protecção. Quando tais objectivos são acessados através da magia cerimonial (como na criação de um talismã), é geralmente como o meio para um fim – atingir a união acima citada. Por seu lado, os magos populares solucionam problemas nas suas vidas com rituais e raramente buscam algo além.
Alguns magos cerimoniais organizam-se em grupos conhecidos como lojas ou ordens (como a famosa Golden Dawn – Aurora Dourada), e utilizam elementos da religião egípcia ao criar os seus trabalhos mágicos. Muitos dos rituais utilizados por um pequeno grupo dessa loja de magia do final do século passado foram publicados em The Goden Dawn, de Israel Regardie, um dos mais influentes livros mágicos já editados.
Outros magos sintonizam-se com religiões mais ortodoxas. Os livros mágicos da Idade Média e do renascimento incluem invocações a Jeová, Adonai e Deus, e utilizam extensa terminologia judaico-cristã. Isso não constitui heresia ou farsa, mas o produto de uma difernete interpretação do mito cristão. Obviamente, isso em nada se assemelha à magia popular, na qual o poder é enviado sem a invocação de uma deidade.
Os magos cerimoniais tendem a ser um tanto individualistas. Muitos praticam a sua arte a sós, dedicando longas noites à leitura de antigas escrituras, preparando os seus “instrumentos da arte” e aprendendo latim e grego para melhor praticar seus rituais. Estudam a obra de Aleister Crowley, bem como as de William Gray, John Dee, franz Bardon, Agrippa, Dion Fortune e muitos outros autores. Alguns mergulham na alquimia, geomancia, magia Enoquiana, e noutros assuntos como pontos principais ou secundários dos seus estudos.
Os magos cerimoniais são seres humanos simples, que não apenas trabablham com a energia (ou seja, praticam magia) como também buscam algo maior que não foram capazes de encontrar nas religiões ortodoxas. Possuem uma longa e colorida história por trás deles, plena de eventos fantásticos e ritos exóticos. Mas eles não são Bruxos.

Nota: quando este autor se refere a Bruxos e Bruxaria, está principalmente a mencionar a Wicca (tem a ver com a tradução brasileira do livro).

Ver perfil do usuário

2 Re: Outras Formas de Magia - Magia Cerimonial em Ter Abr 23, 2013 4:59 pm

Obrigado!!!!
Gostei muito!
Pouco sabia disto, e reparei que está focalizado para a Kabbalah, o que não gostei, mas 'bigaduu'

Ver perfil do usuário

3 Re: Outras Formas de Magia - Magia Cerimonial em Ter Abr 23, 2013 5:06 pm

Também não é uma vertente que eu aprecie, até porque costuma descambar para coisas um pouco estranhas ás vezes. Mas é sempre bom termos o conhecimento do que se trata Smile
Afinal, diz-se que o saber não ocupa lugar Wink

Ver perfil do usuário

4 Re: Outras Formas de Magia - Magia Cerimonial em Ter Abr 23, 2013 5:12 pm

Claro, eu só não gosto muito porque tem a ver com cristianismo... mas de resto acho muito interesante e simpatizo um pouco

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Novo Tópico  Responder ao tópico

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum