Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sabbats, roda do ano!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Sabbats, roda do ano! em Ter Abr 16, 2013 3:10 pm

É quase imperdoável estarmos num fórum onde o tema predominante é o paganismo e ainda não falamos da roda do ano, Sabbats e seus significados. Estes são apenas algumas indicações, muito mais há para dizer sobre este tema mas é apenas uma breve abordagem simples, para quem não está muito familiarizado com estas celebrações. As datas correspondem ao Hemisfério Norte. Uma das formas de compreender estas celebrações é pensarem em Deus como representante do Sol

Yule: 21 de Dezembro, Solstício de Inverno, é o dia mais pequeno do ano (com menos horas de luz). Celebra-se o nascimento de Deus, uma vez que sendo o dia mais pequeno do ano a partir daí os dias vão começar a crescer.

Imbolc. 2 de Fevereiro é o Sabbat dedicado à juventude uma vez que Deus ainda é um jovem, os dias já se notam um pouco maiores, mas ainda está frio e a noite ainda é longa.

Ostara 21 de Março e Equinócio da Primavera, celebra-se o equilíbrio entre a luz e a escuridão sendo o dia em que o número de horas de luz (dia) é igual ao número de horas de escuridão (noite), mas a luz ganha a batalha e começamos a ter dias mais luminosos e noites mais curtas.

Beltaine 1 de Maio, celebra-se a união da Deusa e do Deus em que a Deusa está fértil e engravida do Deus neste Sabbats. São muito conhecidas as fogueiras de Bel onde era usual sacerdotes e sacerdotisas representarem a união do Deus e da Deusa. É um dos Sabbats mais importantes e controversos, por algunss tendo sido as suas celebrações difamadas.

Litha 22 de Junho, Solstício de Verão, o Deus assume toda a sua força no dia mais longo do ano. É um Sabbat que celebra todo o poder e vigor de Deus no entanto tem um sabor a perda também, pois sabe-se que a partir daquele dia os dias vão começar a ser mais pequenos.

Lammas 1 de Agosto é conhecido como o Sabbat das primeiras colheitas é também um Sabbat dedicado à família. Deus ainda tem muito da sua força, apesar de já estar mais fraco assim como os dias já estão mais pequenos.

Mabon 23 de Setembro, Equinócio de Outono. É o Sabbat das segundas colheitas assim como equilíbrio entre a luz e a escuridão, mas desta vez são as trevas que ganham e as noite começam a ser maiores que os dias.

Samhain 31 de Outubro (a 2 de Novembro), é dos Sabbats mais importantes, se não o mais importante, quando se comemora a morte de Deus que desce ao submundo onde permanece até ao seu nascimento em Yule. É por isso também uma altura de muita reflexão e análise interior para os pagãos. Nestes dias o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos está mais ténue e reverencia-se os nossos antepassados. É ainda conhecido como o Sabat das terceiras e ultimas colheitas, onde o sol já nos deu toda a sua força. Assinala-se também o fim e reinicio da roda do ano.

Existe muito mais para se dizer mas estas são apenas as linhas gerais e uma breve abordagem.


_________________
http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/
Sê a mudança que queres ver no mundo!
Ver perfil do usuário http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

2 Re: Sabbats, roda do ano! em Ter Abr 16, 2013 5:10 pm

Obrigada por este tópico interessante. Eu pessoalmente não celebro as festas pagãs, porque não me identifico com essa prática. No entanto acho interessante o conceito de relacionar os sabbats com as épocas de vida do Deus.


_________________
-Diana.

Paganismo Livre: Paz, Luz e Amor
Ver perfil do usuário http://paganismolivre.blogspot.pt

3 Re: Sabbats, roda do ano! em Ter Abr 16, 2013 7:17 pm

eu lembro-me disso do veu entre o mundo dos vivos e dos mortos estar mais tenue...nas aventuras de merlin, acho que se tinha de fazer tipo um sacrificio e depois os tipo espiritos saiam do mundo dos mortos...mas isso é na série...

Ver perfil do usuário

4 Re: Sabbats, roda do ano! em Qua Abr 17, 2013 5:27 am

fizeste bem em pôr!
realmente era estranho não termos cá esta informação!
obrigada!

Ver perfil do usuário

5 Re: Sabbats, roda do ano! em Qua Abr 17, 2013 9:50 am

É sempre bom ter esta informação consolidada, principalmente para quem está a dar os primeiros passos na Arte ter esses dados mais acessíveis Wink

Ver perfil do usuário

6 Re: Sabbats, roda do ano! em Qua Abr 17, 2013 11:22 am

Aredhel

avatar
Admin
Admin
Fizeste muito bem em pôr! Como é que ainda não tínhamos posto nada ? (,mnm,) Well done!

Ver perfil do usuário

7 Re: Sabbats, roda do ano! em Qua Abr 17, 2013 3:44 pm

Eu ja li que o Beltaine e dia 30 de abril?
Pode ter duas datas?

Ver perfil do usuário

8 Re: Sabbats, roda do ano! em Qua Abr 17, 2013 4:21 pm

Algumas tradições celebram nessa data, apesar de ser com mais frequência no dia 1 de maio. Provavelmente acontecia como nos equinócios e solstícios, em data variável.

Ver perfil do usuário

9 Re: Sabbats, roda do ano! em Qua Abr 17, 2013 9:15 pm

Sim é verdade, pode existir divergência nas datas em 1 ou 2 dias, dependendo dos autores. Estes são os dias que aprendi a celebrar e por isso é quando o faço, mas um dia antes ou um dia depois não tem problema.


_________________
http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/
Sê a mudança que queres ver no mundo!
Ver perfil do usuário http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

10 Re: Sabbats, roda do ano! em Qua Abr 17, 2013 11:04 pm

é para se nao poderes num dia fazeres mo outro :-D
(momento de homor)

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum