Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Abertura do circulo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 O círculo em Seg Jan 28, 2013 1:53 pm

Lembrei-me de escrever este tópico pelo tópico dos elementos. Estou a fazê-lo apenas por conhecimento próprio, por isso é bem provável que falta muita informação e desde já sintam-se à vontade para o completar. Isto porque mais uma vez tomamos por assumido algum conhecimento, principalmente quem anda nestas andanças a algum tempo e acabamos por nos esquecer que existem sempre pessoas novas a entrar e que não olham da mesma forma que nós para esta informação.

O circulo costuma ser invocado e utilizado para a realização de feitiços e rituais. Na criação do circulo criamos um espaço único de protecção que nos permite trabalhar sem a influência de entidades e energias menos boas que não queremos atrair. Dentro do circulo não existe tempo nem espaço, como se estivesse à margem de todas as dimensões. Existem várias formas de abrir o circulo e acredito que, desde que se tenha fé no que se faz, todas elas são eficazes. Podemos abrir o circulo com a varinha ou o athem, mas o bom mago não necessita de qualquer instrumento para o fazer, a não ser o poder da mente, além disso qualquer instrumento por si só não faz absolutamente nada pois é sempre necessário a concentração e visualização da pessoa que está a trabalhar a sua arte, no entanto estes instrumentos podem ajudar na concentração do mago ao canalizar a sua energia e ao imaginar a linha em que se cria o circulo. Existe também a possibilidade de delimitar o circulo com materiais físicos, por exemplo pedras semi-preciosas o que pode ajudar também na visualização dos limites do circulo onde se trabalha.

Costuma abrir-se o circulo pelo quadrante este ou norte, mas não é obrigatório que assim seja, afinal é um circulo e no final tem que estar unido. Contudo, sempre que estamos perante o quadrante é importante que se tenha a noção da sua representação e do seu poder. A invocação feita depende de cada um, tanto pode ser mais elaborada como algo simples e intuitiva. Há quem faça a abertura através dos pentagramas, mas lá está depende de cada um. Ao abrir o circulo é importante ter em conta que devemos seguir pelos ponteiros do relógio e ao fechar andamos no sentido contrário.

Seguindo o sentido horário e começando por este temos:
O Quadrante Este é representado pelo elemento ar, a racionalidade, o amanhecer, a primavera, o nascimento, a infância,...
O Quadrante Sul é representa pelo elemento fogo, a intuição, o meio-dia, o verão, a adolescência e juventude....
O Quadrante Oeste é representado pelo elemento água, as emoções, purificação, o anoitecer, o outono, a maturidade...
O Quadrante Norte é representado pelo elemento terra, o físico, a meia-noite, o inverno, a velhice e morte...

Ora se repararem o circulo em si representa vários círculos, todos eles ligados a nós. Ele representa o dia, o ano e a vida (e morte) onde não existe nem principio nem fim.

Para além dos quatro elementos ainda existe um quinto elemento que pode e deve ser invocado, o espírito que faz parte do todo, assim como os Deuses. Só assim o circulo está completo, tal e qual um pentagrama.

O circulo realmente funciona como nosso protector, no entanto, quanto mais forem praticando e aprofundado a sua representação mais facilmente irão perceber a sua complexidade e o seu enorme poder. Por vezes, para mim, o simples facto de criar o circulo é mais que suficiente para me começar a sentir bem, sentir a presença dos elementos, dos Deuses é algo que não tem palavras para descrever.
Algo que me irrita profundamente é quando ouço alguém que não tem nada a ver com paganismo, mas sabe da existência do circulo e quer fazer magia (os chamados Wicca coca-cola). Depois do que vos disse conseguem explicar-me como é que alguém que não é pagão, não tem qualquer fé nos elementos nem nos Deuses, não conhece o seu poder e a sua representação, pode abrir um circulo para sua protecção? O circulo não é uma ferramenta, é uma crença é algo que se tem que sentir e isso demora o seu tempo, o contacto com os elementos e com os Deuses, só com perseverança e prática conseguimos melhorar a cada ritual. Com o coração aberto e dedicado a esta crença, sem isso nada feito.

2 Re: Abertura do circulo em Seg Jan 28, 2013 9:01 pm

Obrigada, pelo texto tinha algumas dúvidas sobre o circulo!
E como o templo para nos, se não me engano!
Cada vez vejo mais que pequenas coisas mas feitas do coração, são tao eficazes como enormes rituais teatrais, (que ia esquecer a meio as coisas para dizer)!
Coisas simples resultam na mesma maneira!(se acreditar-mos)
Adorei o texto.
(gfd86)

Ver perfil do usuário

3 Abertura do circulo em Dom Mar 31, 2013 6:54 pm

Apesar de estar num tópico de informação, este é um tema para discutirmos e darem o vosso contributo. Nem sempre encontramos formas de abertura de circulo e acho que isso se deve por ser uma prática pessoal, assim como não devemos contar os nosso rituais. No entanto se nunca ninguém contar nada como irá passar a informação para os outros, principalmente para aqueles que querem aprender?

Decidi contar-vos como faço, mas mais um vez refiro que devem ter em mente que é apenas a minha experiência e não a forma certa ou única forma de o fazer. Se quiserem partilhem também a vossa forma, quem sabe se não temos um conjunto de ideias interessantes em que todos poderão beneficiar?

Eu tenho duas formas de abrir o circulo, depende do intuito. Quando quero meditar de forma mais concreta (não vos consigo explicar melhor isto) abro o circulo como aprendi na OBOD, (numa das suas sugestões, espero que eles não fiquem chateados por eu partilhar uma das suas pérolas de sabedoria).
Começo pelo norte e digo:"Que haja paz a Norte", depois (e o mais importante) visualizo uma onde de paz a sair de mim em direcção a norte, primeiro para as casas vizinhas, depois para as cidades e depois para países, a atravessar oceanos e chegar a outros continentes. Vou pelo sentido horário para sul e digo: "que haja paz a Sul", lançando a mesma onda de paz, depois a Oeste e por fim Este, no final volto-me para dentro do circulo e digo "Que haja paz em todo o mundo" e consigo sentir o ligamento das ondas de paz que enviei e envolverem todo o planeta Terra. Neste caso não fecho o circulo, lancei ondas de paz, não as vou retirar.

Quando pretendo fazer um ritual ou conversar com os Deuses ou algo que sinto que preciso de protecção então abro de outra forma.
Começo pelo Este, de braços abertos digo "Guardiões dos quadrantes do Este, eu vos invoco para o meu ritual. Sejam bem-vindos" por vezes acrescento algo relacionado com o elemento deste quadrante, mas nunca é igual e é algo que me surge no momento, tal como "tragam-me o vosso conhecimento, a vossa razão, a vossa sabedoria" isto porque o Este está ligado ao elemento ar e como tal à racionalidade, depois tento visualizar um corrente de ar. Coloco a minha mão direita com a palma da mão voltada para baixo e imagino a traçar uma linha dourada até chegar a Sul, abro os braços voltada para sul e volto a dizer o mesmo "Guardiões dos quadrantes do Sul, eu vos invoco para o meu ritual. Sejam bem-vindos" e imagino um chama de fogo ardente. Sigo até Oeste a traçar a minha linha e volto a dizer "Guardiões dos quadrantes do Oeste, eu vos invoco para o meu ritual. Sejam bem-vindos" e imagino um lago ou uma onda do mar, sigo para Norte a delimitar o circulo e volto a dizer "Guardiões dos quadrantes do Norte, eu vos invoco para o meu ritual. Sejam bem-vindos" e imagino o cheiro da terra e sinto a sua estabilidade debaixo dos meus pés. Continuo a delimitar o circulo até Este para ficar concluído, vou até ao centro do circulo onde já tenho previamente o altar montado voltado para Norte. Acendo um incenso e digo "Elemento ar sê bem vindo", depois acendo uma vela e digo "Elemento fogo sê bem vindo", molhos os dedos num cálice com água, borrifo um pouco o altar e digo "elemento água sê bem vindo", por fim seguro a minha ónix nas mãos e digo "elemento Terra sê bem vindo". Costumo ter o meu colar de pentagrama ao meio, ponho as minhas mãos sobre ele e digo "Espíritos de luz, Espíritos deste lugar protejam este circulo sagrado, sejam bem vindo a este ritual". Acabo por acender uma vela vermelha que tenho à direita do altar e invoco o Deus e depois uma vela branca que tenho à Esquerda e invoco a Deusa, dou-lhes as boas vindas e começo o ritual.

No final agradeço aos Deuses a sua presença assim como aos espíritos de luz, vou até ao Este e digo "Guardiões dos Quadrantes do Este, obrigada pela vossa presença neste meu ritual. Ide agora em paz." Coloco a minha mão esquerda voltada para baixo e imagino a linha dourada a subir para a minha mão e a apagar, vou até ao Norte e digo o mesmo, depois Oeste e Sul e apago a linha até ao Este. Se as velas e incenso ainda tiverem a arder, deixo-as a arder até ao fim. E é isto!

4 Re: Abertura do circulo em Seg Abr 01, 2013 11:39 pm

Obrigada por partilhares isto....
Eu ainda nao tenho uma maneira de abrir o circulo e fechar mas quando tiver digo
Gostei do testo e como sempre aprendi e deu me ideias lol

Ver perfil do usuário

5 Re: Abertura do circulo em Ter Abr 02, 2013 1:06 pm

eu vu um video no youtube que dizia como se abria o circulo e gostei bue...se quisetem saber digam ok?

Ver perfil do usuário

6 Re: Abertura do circulo em Ter Abr 02, 2013 1:49 pm

Hugo coloca o link para podermos ver. Pode haver sempre alguém que queira ver o video.

7 Re: Abertura do circulo em Ter Abr 02, 2013 2:06 pm

Bem vânia, tu foste muito mais esclarecedora que as dezenas de livros que li (sim, estou a exagerar um pouco, mas já li dezenas, não acerca do circulo Razz )

Rituais:
Eu tenho duas maneiras, uma uso para sabbats que é gigante, e que porei quando tiver as pen's comigo, e uma mais pequena para o dia a dia:
Elemento ar, a sabedoria
Elemento fogo, a vida
Elemento água, a alma
Elemento terra, a materia
Espirito ardente,
meu deus (o nome)
minha deusa (o nome)
Eu vos convoco, me ajudai, me protejei!

e no final digo o mesmo mudando para "desconvoco, vos agradeço, ide em paz!"

Para meditações, uso igual á vania ^^

Ver perfil do usuário

8 Re: Abertura do circulo em Ter Abr 02, 2013 4:16 pm

Quando me estreei no paganismo, este tópico era um dos que me faziam mais confusão, e mesmo agora, apesar de como a Vânia, ter a abertura de círculo da OBOD para assuntos mais relacionados com as meditações e exercícios da Ordem, a minha abertura "wiccan" ainda não está muito definida.
Isto porque aparecem TANTAS formas diferentes que quem está no início perde-se por completo. Só vou deixar uma dica que uma vez li algures (isto às tantas uma pessoa perde-se). Se virem alguma invocação de abertura de círculo que inclua a salamandra para o fogo e outras criaturas elementais, tenham muito cuidado. Se as pessoas não souberem lidar bem com o assunto ou fechar bem o círculo, pode trazer consequências nefastas. Acredite quem quiser, li sobre um coven que provocou um incêndio acidentalmente por causa da invocação à salamandra. Não sei se é assim tão linear e verdadeiro mas, just in case, eu cá não uso esse tipo de invocação, até porque existem tantas outras.

Ver perfil do usuário

9 Re: Abertura do circulo em Ter Abr 02, 2013 5:42 pm

Eu uso os elementais nos sabbats's, no meu primeiro sabbat vi uma salamandra e tambem já vi por duas vezes gnomos mas foi por acidente
^^ acredito nisso

Ver perfil do usuário

10 Re: Abertura do circulo em Sex Abr 05, 2013 2:44 pm

Dadsani não és a primeira pessoa com quem falo que diz ter visto elementais. Um amigo meu participou num ritual onde foram invocados elementais, ele também pensava que era mítico, espírito ou algo do género, mas ele viu mesmo eles aparecerem aquando a sua invocação.

Queria apenas acrescentar uma coisa sobre este tema. Algo que me tira do sério é quando falo com pessoal que não é pagão, mas que gostam de fazer magia (por vezes da mais duvidosa) e que se auxiliam do circulo mágico para se proteger. O circulo mágico não funciona assim. Não basta fazer o que está escrito para o circulo funcionar, é necessário "sentir". É por isso que a visualização é bastante importante na abertura do circulo assim como a compreensão dos elementos e dos quadrantes. Como podemos pedir a protecção de algo que não conhecemos ou que não acreditamos. É a mesma coisa que um muçulmano ter um crucifixo porque este o protege. Se essa não é a sua crença que sentido isso faz?
Quanto maior for a vossa ligação e compreensão sobre os elementos, maior será a protecção do circulo mágico.
Um exercício para aumentar essa ligação consiste no seguinte:
Sentados para o Este, como se fossem meditar. Começam a sentir o amanhecer assim como o elemento ar. Deixam o elemento percorrer todo o vosso corpo e no final vocês e o ar se confundem, são apenas um só. Façam a meditação o maior tempo possível. Tentem absorver o elemento ao máximo e entendê-lo no fundo do vosso ser. Depois façam a meditação para os restantes quadrantes e elementos. Vão ver que ajuda a fortalecer a vossa ligação.

11 Re: Abertura do circulo em Sab Abr 06, 2013 12:39 am

Agradeço-te Vânia! Era para te altercar isso já ha algum tempo...

Ver perfil do usuário

12 Re: Abertura do circulo em Sab Abr 06, 2013 12:13 pm

Ah não sei repararam mas fundi os dois tópicos do circulo de da abertura do circulo para assim a informação ficar toda junta sobre o mesmo tema.

13 Re: Abertura do circulo em Sab Abr 06, 2013 9:48 pm

Sobre a abertura do círculo mágico foi uma confusão, quando comecei na wicca, porque existe informação da mais variada, mas obrigada Vânia o teu tópico foi esclarecedor (ctblk92)

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: