Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Remédios Caseiros

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Novo Tópico  Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

1 Remédios Caseiros em Sex Nov 30, 2012 10:56 am

Nada como ter estado uns dias de cama com febre para uma pessoa se lembrar destes assuntos. Deixo aqui a dica para colocarem os remédios caseiros que conheçam, sejam eles para que maleitas forem. Aposto que dão sempre jeito Very Happy

Ver perfil do usuário

2 Re: Remédios Caseiros em Sex Nov 30, 2012 2:41 pm

Ora aqui está um tema que eu adoro, mas infelizmente não sei grande coisa. É realmente boa ideia reunir todo o nosso conhecimento nesta área e cheira-me que quando começarmos a falar do assunto me vá lembrar de mais.

De momento lembro-me da mezinha típica para a dor de garganta. Ao deitar beber um copo de leite bem quente que foi aquecido com casca de limão e depois adiciona-se mel a gosto.

Para fungos na pele, principalmente pés (como micoses, pé de atleta e afins) um bom desinfectante é chá de folha de laranjeira. Apenas aquecer um boa quantidade de água com algumas folhas de laranjeira e depois lavar a zona afectada.

Lembro-me que antigamente utilizavam nas crianças para acalmar a febre azeite no peito coberto com uma folha de couve. Ajudava a baixar a febre.

O meu bisao usava batata nas fontes da cabeça para a dor de cabeça bem forte. Bastava cortar umas rodelas de batata e colocá-las nas fontes para aliviar a dor. O melhor será deitar-se um pouco e deixar a batata atuar.

Estas são as que me lembro por agora, mas sou capaz de até saber mais umas poucas!

3 Re: Remédios Caseiros em Dom Dez 02, 2012 11:19 pm

Aredhel

Admin
Admin
Uma coisa para a dor de cabeça, é fumar folhas de eucalipto. Sabem aquela dor que vai e vem e ficamos com a testa pesada? Fumar folhas de eucalipto instantaneamente cura. Eu experimentei e comprovo.

Apesar de não ser fumadora e fumar faz mal e irrita os pulmões. Por isso, todo o cuidado é pouco.

Para as alergias, respirar os vaporzinhos de folhas de eucalipto.

Quando se tem uma dor enorme de dentes, eu aliviei-me colocando sal grosso ou bocejar com água com muito sal grosso concentrado lá. Deve-se ir de imediato ao dentista, só se for para aliviar porque não se consegue aguentar com a dor. Não sei ao certo se faz mal aos dentes, mas sei que tira a dor.

Um bom desmaquilhante para a pele é o azeite, tira tudo e deixa a pele saudável, mesmo em peles oleosas é só lavar a cara de seguida. O azeite tira a maquilhagem, eu já experimentei.

Ver perfil do usuário

4 Re: Remédios Caseiros em Seg Dez 03, 2012 10:55 am

Eu sei que mesmo assim tem alguns químicos, mas para limpar a pele uso normalmente um algodão embebido em água de rosas, antes de colocar o creme. É tão bom como outras loções de limpeza e bem mais barato!

Ver perfil do usuário

5 Re: Remédios Caseiros em Qua Nov 20, 2013 11:10 am

Bem, há duas semanas +- estive com uma grande constipação e, como estou grávida, claro que o meu médico me disse só para resguardar e não tomar nada. Mas vieram ao de cima as dicas das minhas tias e bisavós.

Remédio Para Constipações

Ferver numa panelinha:
- 3 dentes de alho;
- 3 amêndoas com casca;
- 3 figos-secos;
- 1 limão esburacado com um garfo;
- 1 molhinho de agrião.

Depois de fervido, verter o líquido numa caneca e beber quente adoçado com mel. Também se pode fazer uma versão mais simples só com as amêndoas e os figos, apesar de ligeiramente menos potente. O que é certo é que em 3 dias a maior parte da constipação estava passada (e eu costumo demorar eternidades a curá-las)!
Apesar de se comprar na farmácia, uma coisa muito boa para desentupir/limpar o nariz é o Rhinomer, feito com 100% água do mar Smile

Ver perfil do usuário

6 Re: Remédios Caseiros em Qua Nov 20, 2013 1:34 pm

Parece-me excelente já que eu sou péssima com constipações também.

Conheço é a típica aguardente com café e mel, mas como não gosto de álcool uma vez tentaram dar-me isso e eu deitei tudo fora.

7 Re: Remédios Caseiros em Qua Nov 20, 2013 9:32 pm

Eu com as constipações fico com as duas narinas tapadas, chego a acordar de 2 em 2 horas porque não consigo respirar --" tou a usar Nasorhinathiol, não é natural, mas desentope o nariz por 12h, e assim consigo dormir...

Os remedios que conheço é cebola em água, posta no quarto pa desentupir o nariz e tem a ver com o peito também.

Mel também é bom pa garganta, no leite ou no chá, mas como eu detesto mel, comigo é pa esquecer.

Xarope de cenoura para a tosse (cenoura e açúcar)

E uma dica, não é um remedio natural, mas por falarem em eucaplito lembrei-me...chupar folhas de eucalipto mata a sede

Ver perfil do usuário http://emonika.blogs.sapo.pt

8 Re: Remédios Caseiros em Qui Nov 21, 2013 1:32 am

Bem a minha avó bebia de vez em quando vinho tinto quente com açúcar amarelo, creio que seja bom para as constipações, ela era bem rija. Mas no caso de futuras mamãs não creio que seja o ideal, já agora parabéns Kwannon ^^

Ver perfil do usuário

9 Re: Remédios Caseiros em Sex Nov 22, 2013 11:04 am

Enarta escreveu:Bem a minha avó bebia de vez em quando vinho tinto quente com açúcar amarelo, creio que seja bom para as constipações, ela era bem rija. Mas no caso de futuras mamãs não creio que seja o ideal, já agora parabéns Kwannon ^^
Obrigada Enarta! Realmente esses remédios caseiros que levam alcool não são os mais aconselhados durante a gravidez. Alguém falou no da cenoura, já tentei doutras vezes mas comigo não fez efeito. O da cebola no quarto está provado que é bom para absorver todos os virus e micróbios que andam no ar. Também é por isso que se deve utilizar sempre a cebola inteira na culinária, em vez de deixar um bocadinho a "rebolar" por casa para usar mais tarde. Elas absorvem mesmo tudo!

Ver perfil do usuário

10 Re: Remédios Caseiros em Sex Nov 22, 2013 5:28 pm

OI oi, fantástico tópico, sou sempre a favor das receitas naturais e sempre que posso evito remedios de farmacia.

Um que me aconselharam foi pedaços de beringela em água e deixar durante umas horas, depois bebe-se essa água. Não é muito saborosa tenho que confessar, mas faz muito bem para eliminar gorduras e toxinas do organismo.

11 Re: Remédios Caseiros em Sex Nov 22, 2013 6:29 pm

@Beatriz também conhecia esse da beringela, mas já li que tem contra-indicações se utilizado durante muito tempo.

@Kwannon e o quarto não fica com cheiro horrível a cebola.

12 Re: Remédios Caseiros em Seg Nov 25, 2013 10:01 am

Provavelmente fica, esse nunca experimentei XD Dei-me bem com o outro dos figos secos e com a água do mar, não precisei reforçar Wink

Ver perfil do usuário

13 Re: Remédios Caseiros em Seg Nov 25, 2013 9:33 pm

Sailor Moon escreveu:@Beatriz também conhecia esse da beringela, mas já li que tem contra-indicações se utilizado durante muito tempo.

@Kwannon e o quarto não fica com cheiro horrível a cebola.
Vânia, se estiveres constipada, o que tu não vais sentir é o cheiro a cebola XD quando o começares a sentir é sinal que estás melhor, e mais um dia ou 2 e podes deixar de fazer isso da cebola. Em todo o caso, podes ir arejando o quarto durante o dia, a cebola deve é ficar à noite =)

Ver perfil do usuário http://emonika.blogs.sapo.pt

14 Re: Remédios Caseiros em Ter Nov 26, 2013 10:17 am

Ainda no âmbito das constipações, e porque me enviaram um email a dizer que prevêm um surto de gripe em fevereiro, deixo aqui a informação que me passaram e que já estou a fazer:

"As únicas vias de acesso para o vírus da gripe são as narinas, a boca e a garganta. Em relação a esta epidemia tão vastamente propagada, apesar de todas as precauções, é praticamente impossível não estar em contato com portadores do vírus que a promove. Contudo, alerto para o seguinte: o problema real não é tanto o contato com o vírus, mas a sua proliferação. Enquanto estamos em boa saúde e não apresentamos sintomas de infecção da gripe A (H1N1), há precauções a serem tomadas para evitar a proliferação do vírus, o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento das infecções secundárias. Infelizmente, estas precauções, relativamente simples, não são divulgadas suficientemente na maior parte das comunicações oficiais.

Eis algumas precauções:

1. Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente.

2. Evite, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos.

3. Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contacto com outras pessoas, ou quando chegar em casa, faça gargarejos com água morna contendo sal de cozinha. Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada. Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz. Os vírus não suportam a água morna contendo sais.

4. Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpe as narinas com a água morna e sal. Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com uma cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passe nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus. O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da Índia.

5. Reforce o seu sistema imune comendo alimentos ricos em vitamina C. Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que contem Zinco, a fim de acelerar a absorção da vit.C.

6. Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação."

Ver perfil do usuário

15 Re: Remédios Caseiros em Ter Nov 26, 2013 10:38 am

Muito interessante sem dúvida. Vou experimentar já que todos os anos me constipo. Ainda mais porque o ano passado tomei a vacina da gripe por estar grávida. E já houve um ano que tomei a vacina e no ano seguinte fiquei mil vezes pior, por isso mais vale prevenir.

Eu farto-me de dizer que água e sal é o melhor purificante que conheço.

16 Re: Remédios Caseiros em Ter Nov 26, 2013 11:18 am

Em casa também já usava para o nariz. Para gargarejar há outra coisa boa, mas eu prefiro a água morna com sal. A alternativa é uma medida pequena de água oxigenada diluída em água normal. Faz muito bem, mas o sabor a mim custa-me um bocado aguentar :S
Às vezes as coisas mais simples e económicas são as melhores, as indústrias é que têm a mania de complicar e nos entupir de substâncias químicas para estarmos sempre dependentes deles Twisted Evil 

Ver perfil do usuário

17 Re: Remédios Caseiros em Ter Nov 26, 2013 11:54 am

Sim é normal. Água morna com sal não dá lucro. Nem a propósito, acabei de fazer e fica uma sensação muito agradável. Desentope o nariz e garganta. Respiro com maior facilidade e fica aquele gosto agradável a água salgada. Acho que vou adoptar esta técnica para a rotina. Não custa nada, é agradável e pode trazer muitos benefícios.

18 Re: Remédios Caseiros em Sab Dez 14, 2013 4:42 pm

Convidado

Convidado
(não li a mensagens todas lol) sobre água e sal... : eu uso para limpar o ambientes, meto um franco com água e sal grosso e deixo um ou vários dias para "sugar" aaaa energias negativas... para purificar... Mas acho que faz muito bem para o corpo, mesmo tomar banho de água salgada até só antes de tomar banho...
Mas mesmo a nivel aaa físico.. como estavam a falar penso que faz mt bem.

lol muito muito raramente venho cá ao fórum mas como agora tem o grupo no facebook apareceu lá uma ligação e lembrei-me e vim dar uma olhadela Smile

___

já li praticamente tudo(ando lixados dos olhos e custa um pouco :/), dicas mt úteis Obrigado Smile, já apontei caso precise (não sou muito bom de memória lol)

eu assim de relance so me lembro de uma erva que pode-se usar para aaa para aquelas irritações da pele, penso que dá para praticamente todo o tipo de alergias e bolhas.. ,é mt conhecida e já devem saber praticamente todos, é aquela que tem um liquido laranja, Quelidónia.
É preciso ter cuidado porque ela como que tem um acido que queima, e não deve ser usado mt tempo para peles sensíveis, eu já usei e resulta, deixa de dar comichão e a cura é mt mais rápida.  

19 Re: Remédios Caseiros em Seg Dez 16, 2013 10:44 am

Em relação aos banhos com sal, Galaico, só de (re)lembrar que não se deve abusar desse tipo de limpeza, que em excesso faz mais mal que bem ao nosso espírito e também ter o cuidado de aplicar somente do pescoço para baixo (deixar a cabeça de fora).
Se calhar a parte da limpeza de ambientes é melhor colocar num outro tópico, visto que este é mais específico para remédios "de tomar", até porque tenho outras dicas para essas limpezas Very Happy

Ver perfil do usuário

20 Re: Remédios Caseiros em Seg Dez 16, 2013 3:25 pm

Kwannon escreveu:Em relação aos banhos com sal, Galaico, só de (re)lembrar que não se deve abusar desse tipo de limpeza, que em excesso faz mais mal que bem ao nosso espírito
Também tenho essa ideia. Aliás sobre o que li, se fizeres esses banhos com frequência acabas por te desgastar energeticamente.

Kwannon escreveu: e também ter o cuidado de aplicar somente do pescoço para baixo (deixar a cabeça de fora).
A sério? porquê? Eu faço sempre todo o corpo e é uma sensação maravilhosa. E nos vários sítios que li sobre este procedimento nunca recomendam só a partir do pescoço. Mas o que leste sobre isso? Pode ser interessante.

Kwannon escreveu:Se calhar a parte da limpeza de ambientes é melhor colocar num outro tópico, visto que este é mais específico para remédios "de tomar", até porque tenho outras dicas para essas limpezas Very Happy

Boa Very Happy Fica à vontade para abrir um novo tópico sobre isso. Aliás trouxe um dos meus livros de Portugal que tem alguma dicas sobre o assunto, a ver se encontro algo interessante para depois acrescentar ao tópico.

21 Re: Remédios Caseiros em Seg Dez 16, 2013 11:47 pm

Convidado

Convidado
Sobres os banhos de sal eu só mesmo na mar XD, eu assim a nível de "praticas" n estou muito acostumado, quando tenho alguma coisa eu mexo com as energias e faço exercícios e até invento novos .. tipo eu tento saber o funcionamento e depois vou jogando com o que sei. Sempre ouvi dizer para n meter na cabeça, n é que seja nesse caso mas em muita coisa sempre ouvi falar para n mergulhar a cabeça.. n sei o que à por de trás disso... mas também acho que não o fazia lol, a ideia que tinha era só o corpo.
Mas não sabia que podia fazer mal :/

sobre a limpeza ambiente Kwannon, gostava muito que partilhasses umas coisinhas  Very Happy , eu normalmente só ponho uns incensos e faço umas visualizações por exemplo com a chama violeta (transmutadora.../purificadora...) e o tal frasquinho de água e sal, depois tenho uma cambada de cristais na janela que lá fazem o trabalho deles lol.

22 Re: Remédios Caseiros em Ter Dez 17, 2013 10:15 am

Bem, vou deitar mãos à obra daqui a pouco então Very Happy Só preciso de fazer uma pequena investigação prévia para solidifcar alguns conhecimentos hihi
Quanto ao ser do pescoço para baixo, agora não me lembro o motivo preciso, mas tem a ver com a espiritualidade, a nossa aura e (sem certezas) os chakras. Acho que do ponto de vista do espiritismo não é de todo recomendável, quem me explicou frisou bem deixar a cabeça de fora.

Ver perfil do usuário

23 Re: Remédios Caseiros em Ter Dez 17, 2013 7:24 pm

Bem interessante. Vai dar-me que pensar!

24 Re: Remédios Caseiros em Qua Dez 18, 2013 10:04 am

OK, já confirmei o porquê. Convém fazer os banhos de sal somente dos ombros para baixo, de forma a não des-energizar a cabeça e os chakras coronário, frontal e laringeo. É suposto estarmos com a mente sempre alerta e, se fizéssemos uma limpeza de sal, ela ficaria afectada. Até mesmo depois de limparmos o resto do corpo, convém voltar a energizá-lo da forma correcta para não ficarmos vulneráveis.

Ver perfil do usuário

25 Re: Remédios Caseiros em Qua Dez 18, 2013 10:12 am

Bem, mais um remédio caseiro que me lembrei, foi uma dica de quando cantei num coro XD
Para dores de garganta que afectam as cordas vocais (quando ficamos afónicos), fazer um chá de perpétua roxa e beber quentinho. São umas florzinhas arroxeadas e encontram-se facilmente em ervanárias Wink

Ver perfil do usuário

26 Re: Remédios Caseiros em Qua Dez 18, 2013 6:58 pm

Sim a parte da energização também tinha consciência, aliás não se deve fazer esse técnica muitas vezes para não ficarmos desgastados. Mas nas vezes que li refere sempre desde a cabeça na limpeza de todas as energias. Verdade seja dita que faço sempre todo o corpo e é uma sensação maravilhosa. Uma libertação incrível. Depois é só energizar como sempre faço.

27 Re: Remédios Caseiros em Dom Dez 22, 2013 10:44 pm

Convidado

Convidado
humm, obrigado pela informação Smile.
Eu sobre as técnicas eu tenho de ter sempre água, depois de as fazer e fico cheio de sede. Ouvi falar que sumo de limão ajuda a recompor as energias depois.. ouvi falar algo sobre o ácido do limão.. n sei nunca bebo, só se for mesmo um chá de cidreira ou menta antes para relaxar, mas sinceramente não tenho feito técnicas à muito apesar de qualquer coisas eu enraizar logo (a técnica de imaginar raio luz a descer-coração-centro da terra- coração...) e de ter uma mania de puchar energia de cima lol e limpar o corpo todo, ou então aa aaa urinar lol eu as vezes aproveito a (suposta ligação com a terra XD) e despejo também a energia negativa..., e algumas vezes que faço reiki a mim mesmo mas mesmo até meditação eu cortei um pouco.
Vou ver se agora começo a fazer tudo certinho.
Mas mesmo assim eu a nível mental, eu estou sempre alerta no controlo dos pensamentos ... os motivos , se existe algo que não estou a agir direito ... ai eu tento ir controlando as coisas para ir melhorando com o tempo. Parece que não, e pode parecer assim estranho ou que sou demasiado rigoroso ou assim.. mas nesse sentido eu vou me apercebendo de características minhas que nunca descobri e que nunca ia saber de outra maneira e que assim posso ir resolvendo, como por exemplo agora que não consigo parar de escrever XD, essa já a tenho á muito tempo XD, e de ser chato tamen...XD com o tempo eu vou melhorando lol

28 Re: Remédios Caseiros em Ter Jan 21, 2014 11:59 am

Galaico92 escreveu:(não li a mensagens todas lol) sobre água e sal... : eu uso para limpar o ambientes, meto um franco com água e sal grosso e deixo um ou vários dias para "sugar" aaaa energias negativas... para purificar... Mas acho que faz muito bem para o corpo, mesmo tomar banho de água salgada até só antes de tomar banho...
Mas mesmo a nivel aaa físico.. como estavam a falar penso que faz mt bem.

lol muito muito raramente venho cá ao fórum mas como agora tem o grupo no facebook apareceu lá uma ligação e lembrei-me e vim dar uma olhadela Smile

___

já li praticamente tudo(ando lixados dos olhos e custa um pouco :/), dicas mt úteis Obrigado Smile, já apontei caso precise (não sou muito bom de memória lol)

eu assim de relance so me lembro de uma erva que pode-se usar para aaa para aquelas irritações da pele, penso que dá para praticamente todo o tipo de alergias e bolhas.. ,é mt conhecida e já devem saber praticamente todos, é aquela que tem um liquido laranja, Quelidónia.
É preciso ter cuidado porque ela como que tem um acido que queima, e não deve ser usado mt tempo para peles sensíveis, eu já usei e resulta, deixa de dar comichão e a cura é mt mais rápida.  

CELIDÓNIA
De preferencia usa apenas nas feridas como cicatrizante :)antes que dê mau resultado

Ver perfil do usuário http://www.alquimistadoscristais.org

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Novo Tópico  Responder ao tópico

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum